quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NTE EM AÇÃO

Nós, professoras multiplicadoras do NTE da Diretoria Regional de Ensino de Arraias, pensando na melhoria da educação e priorizando a prática e o aprendizado dos alunos, estamos desenvolvendo o Projeto “Clicar para Incluir” com os alunos e a professora do 5ºano da Escola Estadual Jacy Alves de Barros. Temos o desfio de aproveitar e valorizar a experiência de cada um dos participantes, bem como, de promover um ambiente rico para estudar, praticar e buscar aprender com os recursos tecnológicos.
Assim, é sabido que a Inclusão Digital nas escolas traz consigo um novo tipo de aluno e professor. Essa nova forma de ensinar e aprender requer observações, avaliações e orientações ininterruptas, considerando que a Inclusão Digital na escola está apenas iniciando uma revolução na relação ensino/aprendizagem em ambientes virtuais. Atentos à possibilidade de maior interação promovida pela aprendizagem assistida por computador, pesquisadores procuram fazer com que o aprendizado possa ocorrer de forma colaborativa. Nesses ambientes, professores e alunos interagem na construção de um objetivo comum, passando a ser alunos e professores uns dos outros, possibilitando a transformação da imensa carga de informação recebida diariamente em conhecimento sistematizado. Este trabalho visa a observar e a avaliar, alguns dos caminhos pelo qual essa transformação tem passado, bem como, a visualizar algumas novas pistas por onde seguir nessa longa e desafiante jornada.
Partindo de uma discussão dos limites e possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, o objetivo deste trabalho é salientar que a introdução digital pode gerar resultados positivos ou negativos, dependendo do uso que o professor faz dessas tecnologias. Salienta-se, também, a necessidade de que mais discussões sobre o efeito dessas inovações sejam realizadas e de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta, possibilitando a desmistificação do computador em sala de aula.
Com o objetivo de propiciar o processo da inclusão digital a professora e  os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jacy Alves de Barros, da professora Eliene de Jesus, criando situações de aprendizagem que levem os mesmos à construção do conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada turma. Pensando nisso, o referido projeto objetiva:
  • Refletir sobre a importância das tecnologias na educação;
  • Capacitar a professora para o uso do computador como ferramenta de trabalho;
  • Oferecer aos alunos do 5º ano, os princípios básicos da informática para a inclusão digital e melhoria da aprendizagem.
  • Promover a interação da professora do 5º ano aos sites educacionais: Portal do Professor, Domínio Público, TV Escola, Rived, e ainda o uso do blog, e-mail, data show como ferramentas pedagógicas. etc;

Nenhum comentário: