quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO.

     Não poderia falar sobre o curso ou mesmo sobre o meu trabalho sem mencionar o uso dos recursos tecnológicos no contexto escolar. É fato que a escola é uma instituição que tem por finalidade a formação integral do cidadão, é imprescindível que a mesma insira em seu contexto educacional o trabalho com as TIC, a fim de favorecer a incorporação de diferentes tecnologias. Sendo assim, esta deverá ser utilizada de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar a aprendizagem dos alunos.
     Nessa reflexão, acredito que a escola precisa organizar para contemplar em seu Projeto Político Pedagógico condições que permitam a todos os servidores o acesso às TIC, bem como novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimentos.
     Com esse propósito, propus ampliar os meus horizontes em relação ao uso dos recursos tecnológicos, visto que é importante observar não somente as características, mas também a dinamização deste recurso no processo ensino-aprendizagem.
     Trabalhar com o curso Tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC foi gratificante, uma vez que o mesmo veio como reforço as práticas educativas voltadas para o processo ensino aprendizagem.
     Reforço aqui a riqueza dos textos e entrevistas disponibilizados durante o mesmo como importante instrumento para a construção de conhecimento. É importante retratar também que a abordagem e as discussões me fizeram visualizar a necessidade de pensar a escola, a sala de aula de uma maneira ainda não percebida por mim: deixar a forma tradicional da simples transmissão de conhecimentos e investir numa prática que contemple os conteúdos curriculares por meio de instrumentos que são o “fascínio”, e conseqüentemente “do interesse” dos alunos é necessários para a inclusão destes na sociedade do conhecimento – recursos tecnológicos diversificados. Com este curso foi possível visualizar a valorização da prática como momento de construção de conhecimento, buscando desafios e ainda disseminando as técnicas de trabalho e de estratégias para o uso na minha prática docente.
     Como mediadora, pude contribuir de forma significativa no processo de construção do conhecimento através da interação entre os cursistas. Dificuldades foram muitas, mas sempre consegui superá-las da melhor maneira possível e sempre de forma construtiva, afinal, a regra básica é: não desista nunca!
     Acredito que cada um tem um jeito próprio de aprender e este aprendizado se dá de forma coletiva, diferenciada, numa troca constante de experiências, ou seja, ninguém aprende sozinho.

 
Josemília Oliveira Xavier

Nenhum comentário: